INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial
|
Governo de Portugal - Justiça
  • INPI
  • Propriedade Industrial
 
  • Marcas
  • Patentes
  • Design
  • Contactos
Símbolo de Acessibilidade à Web. [D] Twitter Facebook
Subscrever a este RSS feed de Notícias

Notícias e Eventos

 

Notícias e Eventos

As actividades de Patent Intelligence têm vindo a assumir uma importância crescente para as estratégias empresariais, permitindo a obtenção de informação relevante para o desenvolvimento do negócio e, em particular, para a definição de estratégias e para tomada de decisões, em termos de marketing, lançamento de novos produtos e serviços, internacionalização e constituição de parcerias, para a investigação ou para a comercialização de tecnologias.

Tendo presente a relevância desta informação para as empresas e para as unidades de transferência de tecnologias de centros de investigação, o INPI considerou a necessidade de oferecer um novo produto que permitisse seleccionar a informação contida nas bases de dados de patentes e apresentá-la de forma a que esta possa constituir uma mais valia para os seus requerentes. Nesse sentido o INPI desenvolveu os Pré-diagnósticos de Mapeamento Tecnológico.

Este produto, elaborado com recurso à ferramenta Thompson Innovation, consiste num relatório que contém informação acerca do panorama de patenteamento, numa determinada área técnica, fornecendo orientações importantes para a definição de estratégias de posicionamento nos mercados e em projectos de internacionalização.

Nestes relatórios é apresentada a informação relevante que resulta das pesquisas avançadas realizadas às bases de dados de patentes, não emitindo o INPI opiniões ou recomendações relativamente aos resultados. Este relatório não procura substituir quaisquer tipos de serviços de diagnóstico avançado produzidos por especialistas na área técnica, de marketing, gestão ou outros, que poderão formular conclusões mais detalhadas.

Consciente da importância deste novo produto para as actividades de inovação tecnológica, o INPI decidiu possibilitar que qualquer cliente interessado nesta informação a possa solicitar, independentemente de já ter efectuado ou não o seu pedido de patente.

Se pretender efectuar um pedido de patente ou modelo de utilidade, requerendo simultaneamente um PDMT, poderá faze-lo através do preenchimento do formulário PATMUT1. No caso de já ter efectuado um pedido de patente ou modelo de utilidade, sem ter requerido o PDMT, deve preencher o formulário PATMUT3 indicando o respectivo número do pedido. Não tendo efectuado qualquer pedido de patente ou modelo de utilidade poderá solicitar um Pré-Diagnóstico de Mapeamento Tecnológico bastando para tal, preencher e enviar o formulário PSI para o fax 21 886 98 59 ou para o email atm@inpi.pt, anexando um resumo da área técnica ou uma classificação IPC (Classificação Internacional de patentes). A prestação deste serviço, em qualquer das situações descritas é sujeita ao pagamento de 200€ de acordo com a Tabela de Preços de Produtos e Serviços de Informação em vigor.

Veja em anexo dois exemplos de Pré-diagnóstico de Mapeamento Tecnológico, um relativo ao sector da metalomecânica, especificamente na área da soldadura, e um outro relativo ao sector das energias renováveis, mais concretamente na área da energia eólica (motores de vento).

9 Setembro 2010

 
  • Serviços Online
  • Pesquisas
  • Boletim da PI
  • Marcas
  • Patentes
  • Design
  • B2B
Academia de PI INPI Internacional Biblioteca Digital Observatório da PI Anti-Contrafacção Valorização da PI